Cortina sob medida

Tipos de Pregas

Para escolher o melhor tipo de prega para a sua cortina, é preciso levar em consideração alguns fatores, como o estilo da decoração, o tipo de tecido da cortina e o objetivo dela.Se o objetivo é dar um toque de modernidade e elegância ao ambiente, a prega Wave ou Luminette podem ser as melhores opções. Já se a intenção é uma cortina mais clássica e sofisticada, a prega Macho ou a prega Franzida podem ser as escolhas ideais. Para ambientes mais informais e descontraídos, as pregas Fêmea e Plana podem ser as opções mais indicadas.Além disso, é importante levar em consideração o tipo de tecido da cortina. Por exemplo, tecidos leves costumam combinar melhor com pregas mais delicadas, enquanto tecidos pesados pedem pregas mais volumosas.

Cortinas sob medida, vão muito além de apenas um tecido e um suporte.

A variedade de tecidos, cores, costuras e detalhes tornam cada peça única.

Macho
Esse tipo de costura é a mais usual. Serve muito bem para peças que serão colocadas em cortineiro, pois ocupam pouco espaço. Com este tipo de prega, o volume do tecido se concentra na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. É feito com duas dobras unidas, em sentido oposto, no cós da cortina. Pode ser usada em varão ou trilho. Também é indicada para xales laterais. O efeito final é de uma cortina volumosa, sem utilizar muito tecido.

Wave
As dobras ficam intercaladas nos dois sentidos e produzem um efeito maior de ondulação. O volume é evidente na parte superior da cortina e o restante do tecido fica mais liso.

Argolas
São outro tipo de acabamento que deixa o varão à mostra. As argolas presas ao varão suspendem o tecido, permitindo uma melhor movimentação e acabamento em franzidos. São bastante usadas em forros e blackouts.

Ilhós
Assim como as argolas, os ilhoses são usados apenas em varão, deixando-o visível. É um dos sistemas mais utilizados popularmente. Seu acabamento gera um ondulado semelhante à prega Wave, tornando a cortina mais volumosa e, consequentemente, destacando-a.

Luminetti

Esse modelo traz um efeito semelhante à Wave, ocupa um tamanho de profundidade menor, e esconde o trilho ou tubo. É uma ótima opção para cortinas que são fixas na parede, ou que não possuem cortineiro Franzida

Detalhes de barra

A barra da cortina pode tornar a cortina totalmente única. Podem ter variados detalhes que tornam a cortina mais rica.Podem ter detalhes finos como soutraches, nervuras e ponto palito. Ou detalhes mais chamativos como tomas, ou aplicações de tecidos diferentes.Além da riqueza de detalhes, existe a diferença de altura entre elas, para ambientes ricos em detalhes podem ser utilizadas barras de 3cm para trazer mais equilibrio para o ambiente.Para locais onde a altura do vão livre é maior, costumamos indicar barras mais imponentes com 40, 50 ou até mesmo 60cm.Podem ainda ser levemente afastada do chão ou apoiadas, dependendo do uso e a proposta a que se destina.

Tipos de tecido

Podem, ser de feitos de fibras naturais ou sintéticas, variam entre tramas mais fechadas ou mais abertas com fios mais grossos ou mais finos.Podem ser utilizadas para abafar o som, a luz e o calor.A escolha do tipo de tecido varia muito de acordo com o gosto do cliente e ainda com a finalidade a que se propõe.

Podemos te ajudar?

Conte conosco para elaborar seu projeto com muito carinho e dedicação. Solicite uma visita e levaremos todas as amostras até você, sem precisar sair do conforto da sua casa, ou se preferir te receberemos com um café e muito carinho em nossa loja, onde você pode visualizar cada detalhe para definir quais deles são mais condizentes com o seu gosto.

Entre em contato com a gente.